Sessão 8


WORKSHOP - ONLINE



REFLEXÃO DA SESSÃO 8

Passado um mês e meio eis-nos chegados ao final desta Acção de Formação sobre o MAABE. Para o Professor Bibliotecário, considero que esta acção de formação é fundamental, pois o MAABE é complexo e exige formação. A sua aplicação impõe um conjunto de mecanismos de operacionalização algo complexos, para além de que através do MAABE, a Rede de Bibliotecas Escolares esclarece, de uma forma clara, qual o papel que quer para as Bibliotecas Escolares e os seus responsáveis.
Apesar de já ter alguma prática a trabalhar como o modelo, embora sendo professora do 1ºCiclo, e de ter tido muitas dificuldades na sua operacionalização; posso afirmar que sem o apoio constante da minha Coordenadora Inter-Concelhia – Isabel Mendinhos, não teria conseguido concluí-la com o mesmo sucesso; havia alguns aspectos que precisava de esclarecer, mas essencialmente aprofundar, e esta acção de formação correspondeu a essa necessidade, pautada pela consistência e coerência dos temas abordados.
Esta segunda formação que fiz online, decorreu de uma forma mais positiva do que a primeira; todavia e apesar de reconhecer as mais-valias deste tipo de formação, que permite uma auto-gestão do tempo, mais adequada ao ritmo de trabalho e aprendizagem de cada um, continuei a sentir falta da comunicação directa com colegas e formadoras.
O ritmo das sessões foi muito intenso, a sequência foi adequada, primeiro trabalhámos os fundamentos e só depois passámos à operacionalização; as tarefas propostas estavam enquadradas na temática de cada sessão. Faço apenas um pequeno reparo relativamente às sessões 5 – elaboração de um plano de avaliação para um dos Subdomínios propostos; e 6 – localizar nos instrumentos propostos pelo MAABE para o Sub-Domínio A2, questões ou itens que vão ao encontro dos factores críticos definidos para cada um dos seus Indicadores; aqui poderíamos ter aprofundado a plano de avaliação no que diz respeito aos instrumentos propostos pelo MAABE; o que no meu caso não foi possível, devido à escolha do Subdomínio C.1 para trabalhar na sessão anterior. Penso que as propostas de trabalho nestas duas sessões deveriam ser repensadas.
Ao longo da formação realizei em tempo oportuno todas as actividades propostas e fui elaborando, com alguma dificuldade, devido à falta de tempo, pois as sessões seguiam-se a um ritmo frenético, pequenas reflexões sobre cada uma das sessões. Foi no decorrer da oitava sessão online, que me voltei a debruçar sobre cada uma das sessões e tentei enriquecer um pouco mais essas reflexões.
O meu blog foi criado na primeira sessão, mas só na última semana o comecei a construir; ao longo da formação fui organizando os vários documentos em pastas, por sessões, que depois “transportei “ para o blog. Em cada sessão tive a preocupação de colocar todos os documentos que considerei pertinentes para essa sessão, os meus trabalhos, em algumas situações trabalhos de colegas, os vários comentários que fiz e recebi na Plataforma, e alguns documentos que já tinha elaborado, e que se enquadram no MAABE, nomeadamente o Plano de Acção da BE e Grelhas de Observação adaptadas ao 1ª ciclo. Embora saiba que o aspecto do blog não é avaliado, optei por fazer algo esteticamente agradável, pelo menos para mim; e não apenas um simples repositório de documentos, e isso, embora seja uma opção pessoal também demora algum tempo, daí a estratégia adoptada em relação ao blog.
Para além do ritmo das sessões, também o facto de esta formação ter sido proposta, com pouco tempo de antecedência, sem tempo para nos prepararmos, e quando já estavam a decorrer uma série de actividades anteriormente planificadas, o meu desempenho ficou condicionado, não só em termos da formação, mas também de trabalho na BE/ Escola; pelo que necessitei de me organizar, estabelecer prioridades., articular tarefas e ponderar a melhor forma de corresponder a todas as exigências.
Concluo afirmando que os objectivos a que me propus no início desta formação foram atingidos; independentemente das horas dispendidas, termino consciente de que dei mais um passo importante como Professora Bibliotecária, pois tenho cada vez mais consciência da responsabilidade do lugar que ocupo, e questiono-me constantemente se terei ou não capacidade, para responder a todas estas solicitações.
Gracinda Silva